Kobudo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Kobudo, a tradição Guerreira dos Samurais KobudoO termo kobudo, traduzido literalmente, significa "arte marcial antiga". Refere-se à tradição guerreira dos Samurais, os estilos e artes que criaram e que que chegaram até nossos dias.
O Kobudo é formado por uma grande quantidade de estilos (em japonês ryu), que ensinam mesmo no Japão, a oportunidade de aprender alguns estilos de Kobudo é rara as técnicas das diversas armas utilizadas pelos Samurais, como por exemplo o Kenjutsu (técnicas com espada), Jojutsu (técnica com bastão), Naginatajutsu (alabarda), entrem muitos outros.

As aulas de Kobudo decorrem junto com as aulas de Karate.
Todos os horários podem ser vistos AQUI


Para ser considerado como Kobudo, um estilo precisa ter sido fundado antes de 1868, o ano da restauração Meiji no Japão, que marcou o fim dos samurais como classe social.



KobudoSão estilos que possuem até 700 anos de história. Suas técnicas e ensinamentos filosóficos são passados da mesma maneira por gerações e gerações de mestres e discípulos. Alguns dos maiores guerreiros da história do Japão, como Miyamoto Musashi, Tsukahara Bukuden e Yagyu Muneyoshi dentre outros, fundaram estilos que existem até nossos dias, preservando o pensamento e técnicas destes Samurais.
Artes marciais criadas depois de 1868 são chamadas Gendai Budo, ou "Budo Moderno". São artes como o Kendo, Aikido e Judo, que foram fundadas no início do século XX.




O Kobudo no Instituto Niten


O Kobudo perdura no século XXI graças aos esforços de gerações de mestres que preservaram os ensinamentos. Mesmo no Japão, muitos estilos são difíceis de ser encontrados e a oportunidade de praticar rara. No Brasil, o Kobudo é praticado no Instituto Niten, através de seu fundador, o Sensei Jorge Kishikawa, o introdutor do Kobudo no país.
Hoje o Instituto Niten é o maior centro no estudo destas artes fora do Japão. Os alunos do Instituto Niten praticam alguns dos mais importantes estilos do Japão, sendo os principais:



Hyoho Niten Ichi Ryu

O estilo de Miyamoto Musashi, o mais famoso Samurai de todos os tempos.

Hoje o estilo encontra-se sediado na cidade de Usa, prefeitura de Oita. Chegou aos nossos dias numa linha direta de sucessão, atualmente sob a liderança do Shihan Gosho Motoharu e seu filho e sucessor, Sensei Yoshimochi Kiyoshi, 12° sucessor.
O Shihan Gosho Motoharu é o grande responsável por manter o estilo vivo e em sua forma original em nossos dias. Discípulo do 8° Soke (mestre sucessor),Aoki Kikuo, tornou-se em 1961 o 9° Soke Daiken (sucessor adjunto). Foi o mestre dos sucessores da 10ª, 11ª e 12ª geração do estilo e continua firme a frente do estilo.
O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo do Shihan Gosho Motoharu. Possui Menkyo Kaiden, a mais alta graduação no estilo, recebida diretamente do Shihan Gosho Motoharu.



Suio Ryu Iai Kenpo

Um dos mais completos estilos de Kobudo, possui técnicas de Iaijutsu, Kenjutsu, Jojutsu, Naginata e Kusarigama, entre outros. O estilo está sediado no Japão sob a liderança do 15° Soke, Yoshimitsu Katsuse Kagehiro.O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo do Soke Katsuse e representante oficial Na América do Sul.

Shindo Muso Ryu

O Shindo Muso Ryu é o principal estilo de Jojutsu, a arte de combate com o bastão.

Além das técnicas com bastão o Shindo Muso Ryu compreende ainda outros estilos:
  • Kasumi Shinto Ryu Kenjutsu
  • Ikkaku ryu Jittejutsu
  • Isshin Ryu Kusarigamajutsu
  • Uchida Ryu Tanjojutsu
  • Ittatsu Ryu Hojojutsu

Nestes estilos são ensinados algumas das armas mais exóticas dos samurais, como Kusarigama (foice com corrente) e Jitte (bastão de metal usado para desarmar espadas).

O principal mestre do estilo hoje no Japão é o Sensei Kaminoda Tsunemori, presidente da Nihon Jodokai. O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo de Kaminoda Sensei há muitos anos, sendo o representante oficial do estilo para a América do Sul.
O Instituto Niten trouxe Kaminoda Sensei ao Brasil duas vezes, em 2002 e 2005, acompanhado por comitiva com os principais mestres do estilo, incluindo Osato Kouhei, seu principal discípulo e futuro sucessor.

Muso Shinden Ryu Iaijutsu

Um dos mais praticados estilos de Iaijutsu no Japão. Kaminoda Tsunemori Sensei, principal autoridade no estilo de Jojutsu Shindo Muso Ryu, é também um grande mestre deste estilo. O Sensei Jorge Kishikawa treina o estilo sob sua orientação há muitos anos.

Sekiguchi Ryu Iaijutsu

Estilo de Iaijutsu fundado no século há 400 anos por Sekiguchi Yarokuemon Ujishin como um estilo de Jujutsu (técnicas desarmado). Seu filho e sucessor, Sekiguchi Ujinari foi quem adicionou as técnicas de espada.
A linhagem praticada no Instituto Niten é conhecida como linhagem Higo, e preserva estas técnicas com espada.
Aoki Kikuo sensei, o 8° Soke do Hyoho Niten Ichi Ryu, o estilo de Miyamoto Musashi, foi também Soke da linhagem Higo do Sekiguchi Ryu. O Shihan Gosho Motoharu é hoje a principal autoridade técnica nos dois estilos.
Além destes estilos, ensinados no Instituto Cultural Niten, ao longo dos anos o Sensei Jorge Kishikawa também praticou outros estilos, muitos dos quais continua praticando, diretamente com os maiores mestres. Entre estes estilos destacam-se:
  • Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu
  • Nito Shinkage Ryu
  • Komakawa Ryu
  • Ono-ha Itto Ryu
  • Echigo Ryu
  • Tamiya Ryu
  • Toda-ha Buko Ryu
  • Jikishinkage Ryu
  • Muso Jikiden Eishin Ryu
  • Hasegawa Eishin Ryu
  • Baba-ha Kenjutsu
Kobudo e Koryu


O termo Kobudo também costuma ser referido por Koryu. Esta denominação é bastante usada para evitar confusão com Ryukyu Kobudo, que é a prática de armas dentro do karatê, que não tem relação com os estilos de Kobudo. Outros termos usados para designar as artes criadas pelos samurais são bujutsu, kobujutsu, koryu-bujutsu e koryu-budo, entre outros. No Instituto Niten adotamos Kobudo por ser o termo utilizado no Japão pela principal associação de estudo e pesquisa dos estilos samurais, a Nihon Kobudo Kyokai

Os últimos Samurais

Em 1868, com a Restauração Meiji, a classe samurai foi abolida e estabeleceu-se um exército nacional ao estilo ocidental. Mesmo com essas reformas, o samurai não deixou morrer a sua tradição. As artes com a espada criadas na época feudal foram cultivadas e passadas de geração em geração até os dias atuais. E o Bushido sobreviveu em sua forma mais pura dentro dos dojos de Kobudo. Atualmente as artes dos antigos samurais são praticadas com o objetivo de ajudar as pessoas a superar obstáculos no seu dia-a-dia e adquirir tranqüilidade, controle, disciplina e auto-confiança. Os Samurais Modernos são, portanto, pessoas que aplicam a filosofia do Bushido nos dias de hoje e praticam as artes da espada, mantendo viva uma tradição de 800 anos.

"Aquele que serve"

Samurai (kanji: 侍) significa literalmente "aquele que serve", herança de quando eram subordinados diretamente ao imperador. Outro termo muito usado para se referir aos samurais é Bushi (武士), que significa literalmente "guerreiro". É a raiz da palavra Bushido (武士道), ou "Caminho do Guerreiro".

Continuar -> As ARMAS DE OKINAWA
 

Menu Principal


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /www/htdocs/w00ab990/main/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Menu Secundario


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /www/htdocs/w00ab990/main/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Newsletter

Nome:

E-mail:


Próximos Eventos

Eventos actualizados em breve

As Últimas Notícias


Warning: Creating default object from empty value in /www/htdocs/w00ab990/main/modules/mod_jabulletin/helper.php on line 170

Warning: Creating default object from empty value in /www/htdocs/w00ab990/main/modules/mod_jabulletin/helper.php on line 170

Warning: Creating default object from empty value in /www/htdocs/w00ab990/main/modules/mod_jabulletin/helper.php on line 170

Warning: Creating default object from empty value in /www/htdocs/w00ab990/main/modules/mod_jabulletin/helper.php on line 170

Siga nos no Facebook